* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

O que é pilates e como praticar?

Mesmo que seja uma prática comum, não são todos que conhecem o pilates e os reais benefícios de incluí-lo no dia a dia. Talvez o que chame mais a atenção para essa atividade física seja a possibilidade de se exercitar sem o “esforço desgastante” de levantar pesos, por exemplo.

Isso porque, para entender o que é pilates, primeiro, é preciso saber que esta é uma atividade física que busca o controle dos músculos do corpo, fortalecendo a musculatura e estimulando a flexibilidade. Inclusive, há quem diga ser quase uma terapia.

Já pensou em começar a fazer pilates? Se sim, sabia que, na Costa do Sauípe, há o festival Bem-Estar, em que você pode meditar, fazer pilates e muito mais? Essa é uma alternativa interessante para quem quer esquecer os problemas do dia a dia.

Gostou da ideia? Antes de “cair de cabeça” nesse exercício, um conselho importante é entender mais sobre ele. Leia o conteúdo abaixo e saiba quais são os tipos e os benefícios do pilates. Confira! 

Por que fazer pilates?

Para entender para que serve o pilates, é essencial conhecer os benefícios dele. Como é um método de exercício que estimula o corpo como um todo, você consegue perceber:

  • melhora da postura;
  • aumento do tônus muscular;
  • alívio da tensão do corpo;
  • desenvolvimento da flexibilidade;
  • foco na respiração.
Porém, existe alguma restrição? Não. O melhor dos exercícios de pilates é que homens, mulheres, idosos e crianças podem praticar sem problemas. Contudo, se houver algum problema de saúde, é importante informá-lo ao instrutor antes das aulas, assim ele indica alguns movimentos para melhorar sua condição.

Se você ainda não se convenceu de que fazer aulas de pilates é uma boa ideia, veja abaixo os benefícios de ter esse exercício na sua agenda de atividades semanais se você é gestante, idoso ou criança.

Gestantes 

Se você conhece ou é uma gestante, saiba que fazer pilates pode mudar a sua vida. Isso porque já são comprovadas as vantagens da prática nesse período da vida, principalmente em relação ao parto saudável.

Afinal, as futuras mamães conseguem se alongar e ainda trabalhar a respiração, o que facilita a oxigenação do bebê. Além disso, sabendo respirar lentamente, é possível aliviar as dores durante as contrações.

Inclusive, aqui vai uma dica para aproveitar o pilates gestacional ao máximo: invista em exercícios voltados para as costas e os quadris, lugares que causam mais incômodo durante a gravidez.

Imagem de um grupo de pessoas praticando pilates.

Idosos

Sim, idosos podem e devem fazer pilates! Afinal, conforme o tempo passa, o corpo perde força muscular e óssea, o que traz dores nas articulações e na coluna, incômodos que esse tipo de atividade física ajuda a melhorar. Entretanto, ainda é possível:

  • aliviar o estresse e promover a autoestima;
  • prevenir lesões;
  • melhorar os reflexos e a flexibilidade;
  • fortalecer os músculos das pernas e costas;
  • aumentar a velocidade ao andar e a densidade óssea.
Interessante, não é mesmo? Por conta de todos esses benefícios, cada vez mais idosos estão procurando por esta atividade física, afinal a melhora da qualidade de vida é certa.

Crianças

Quando dissemos que não há idade certa para começar a praticar pilates, era verdade! Com uma geração que não é tão ativa quanto os próprios pais e avós, essa é uma alternativa interessante para se manter em forma e gastar a energia.

Por exemplo, sabe o movimento de carregar livros e mochilas? Então, o pilates pode ajudar os seus filhos a se prepararem para esse esforço físico, fortalecendo os músculos e aumentando a flexibilidade deles.

Realmente emagrece?

Sim, inclusive esse é um dos motivos que levam os números de alunos a crescerem todos os dias. A prática define o contorno corporal, fortalece os músculos e promove a substituição da gordura por massa magra.

Porém, lembre-se: não há queimas de calorias suficientes durante o pilates. Assim, um conselho é combinar as aulas com atividades aeróbicas, como natação, corrida ou outro tipo de esporte.

Quais tipos de pilates posso praticar?

Para finalizar as explicações sobre o pilates, que tal conhecer os dois tipos que são praticados? Essencialmente, eles seguem os mesmos princípios, mas acontecem de maneiras diferentes: no solo e com aparelhos. Veja as características de cada um deles abaixo.

Solo

O pilates feito no solo é considerado um dos mais difíceis, já que você usa somente o peso do seu corpo para realizar os movimentos. Portanto, é preciso controlar seus movimentos e seus músculos com sabedoria. Em contrapartida, esse tipo possui uma maravilhosa vantagem: você pode praticá-lo em qualquer lugar, pois só precisa do próprio peso para os exercícios.

Com aparelhos

Esse tipo se baseia no uso de molas, então é ideal para quem tem dificuldades locomotoras ou quer iniciar as aulas, já que as molas impulsionam o corpo. 

Gostou da ideia de descansar enquanto pratica pilates? Então, venha conhecer os nossos pacotes promocionais. Encontre o lugar ideal na Costa do Sauípe para relaxar e se divertir.

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia