* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Mala de mão: confira o que pode ou não levar e dicas sobre como organizá-la

Na hora de planejar uma viagem, pensar na bagagem e na mala de mão é fundamental! Afinal, é necessário saber o que é possível levar e como organizar cada item dentro delas.

Pensando nisso, a equipe da Costa do Sauípe preparou um artigo repleto de informações para ajudar a organizar e saber o que pode ou não levar na bagagem de mão. Confira!

Mala de mão: necessária ou dispensável?

Levar mala de mão para viagem ainda divide opiniões. O motivo é: enquanto algumas pessoas acreditam que a bagagem é só mais um peso extra, outras a enxergam como um item importante para abrigar objetos indispensáveis.

Quem afirma ser necessário, de certa forma, tem razão, já que a peça pode ser vista como uma bolsa de emergência. Assim, em casos como extravio de mala, perda de conexões e atrasos de voo, a bagagem entra em ação e pode auxiliar muito durante o processo.

Nesse caminho, quem opta por malas de mão deve ficar atento às principais diretrizes que cercam o item. Isso porque as companhias aéreas definiram algumas regras sobre a bagagem, como o que pode ser levado ou não, além do peso e das dimensões máximas.

Peso e dimensões

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), todas as companhias permitem que o passageiro leve gratuitamente a mala de viagem de mão. Entretanto, as especificações podem variar conforme cada instituição.

Ainda de acordo com a ABEAR, o indicado é que as medidas da mala de mão sejam de no máximo 55 cm x 35 cm x 25 cm, incluindo alças, rodinhas e bolsos externos — isso serve tanto para voos nacionais quanto internacionais.

Já o peso limite é de 10 kg para voos no Brasil ou que tenham o país como origem. Porém, algumas companhias consideram o peso máximo entre 8 e 16 kg, variando de acordo com o destino do voo. 

Em todas as situações, se a mala de mão ultrapassar as especificações das empresas aéreas, o passageiro é obrigado a despachá-la e deve pagar pelos quilos excedentes.

O que posso levar?

Agora que você já sabe qual deve ser o tamanho da sua mala de mão, que tal descobrir o que é permitido dentro da bagagem? Segue uma listinha com os principais itens:

  • documentos;
  • lápis e caneta;
  • itens básicos de higiene; 
  • acessórios e itens de beleza; 
  • eletrônicos e periféricos;
  • roupas reservas;
  • snacks,
  • livros e revistas.

O que NÃO posso levar?

As regras não incluem somente o peso e as dimensões das bagagens. Também existem algumas diretrizes sobre o que não pode levar na mala de mão, por isso é importante sempre ficar atento. Entre os objetos estão:

  • armas de fogo e réplicas — exceto as levadas por agentes públicos que comprovem estar realizando funções como escolta de autoridade ou atividade investigatória;
  • objetos pontiagudos ou cortantes — tesouras e barbeadores de lâminas com mais de 6 cm, canivetes, navalhas, lixas de metal com ponta reta etc.;
  • líquidos, géis e pastas em recipientes com mais de 100 ml de volume;
  • instrumentos que possam ferir — martelos, alicates, bastões etc.;
  • substâncias tóxicas, explosivas ou inflamáveis — aerossóis, fluidos de isqueiro etc.


Saiba como organizar sua mala de mão

Após conferir o que pode ou não levar na mala, é hora de organizar a bagagem. Para isso, separamos alguns passos e dicas que podem ajudar:

Faça um checklist

Assim como em uma bagagem despachada, ao organizar a sua mala de mão, uma boa dica é fazer uma checklist. Dessa forma, você pode separar o que pretende levar para viagem, facilitando a arrumação e a disposição dos itens.

Não esqueça os documentos

Os documentos são itens indispensáveis em uma viagem, por isso é muito importante sempre mantê-los à vista. É aí que entra a bagagem de mão! Assim, ao organizá-la, opte por um porta-documentos e abra um espaço para o acessório na mala.

Garanta um espaço para eletrônicos e periféricos

A bagagem de mão é o item que vai abrigar todos os acessórios que você pode precisar durante o voo. Nesse caso, é primordial garantir um espacinho para eletrônicos e periféricos. Afinal, nunca se sabe quando serão necessários!

Confira os itens básicos

Antes de concluir a arrumação, uma ótima dica é conferir os objetos básicos. Dessa forma, verifique se seus itens de higiene pessoal, como álcool em gel, sabonete, escova de dentes e hidratante, fazem parte da checklist e já estão dentro da mala. Todo cuidado é pouco, não é?

Remédios e kits de emergência

Dependendo da duração do voo e da região de destino, é possível surgir alguns imprevistos. Por isso, não deixe de incluir remédios, receitas e kits de emergência na mala.

Prepare as bagagens e venha conhecer a Costa do Sauípe

Depois de todas essas informações e dicas, você ficou com vontade de pôr a mão na massa e preparar as bagagens da próxima viagem? Não perca tempo! Venha aproveitar o melhor do litoral norte da Bahia na Costa do Sauípe!

Seguindo todos os protocolos de saúde recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o nosso complexo de hotéis com hospedagens all-inclusive é o destino certo para você. Então, confira nossos pacotes promocionais e faça já sua reserva!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

WhatsApp

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia