* As tarifas, ofertas e condições apresentadas podem sofrer alteração sem aviso prévio.

Regras de bagagem em 2022: tudo o que você precisa saber!

Caso você vá viajar de avião, precisa conhecer as regras de bagagem da companhia aérea contratada. As empresas, além de seguirem a legislação em vigor, estabelecem normas de padronização de tamanho, peso e restrições quanto ao transporte de determinados objetos.

Para ajudar a entender melhor o assunto, desenvolvemos este artigo completo, com informações atualizadas, sobre as regras de bagagem. Além disso, você vai conhecer algumas dicas úteis que vão tornar a sua viagem mais tranquila, minimizando o risco de atrasos e intercorrências no aeroporto. Confira!

Qual é a diferença entre bagagem de mão e despachada?

Quem viaja de avião precisa primeiro saber a diferença entre os tipos de bagagem. A bagagem de mão é aquela que o passageiro leva consigo durante a viagem e vai dentro do avião, em um bagageiro localizado na parte superior da aeronave. Ela acompanha a pessoa durante toda a viagem.

A bagagem despachada, por sua vez, é transportada no compartimento de carga da aeronave. O passageiro entrega a sua mala para a companhia aérea no balcão de check-in ou em um ponto específico para entrega de bagagem, também chamado baggage drop-off point.

Ela só pode ser levada dentro da aeronave se atender aos critérios da companhia aérea, considerando tamanho, peso e objetos transportados. Confira a seguir o que pode levar na bagagem de mão.

O que pode levar na bagagem de mão?


De acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), todas as companhias aéreas brasileiras são obrigadas a disponibilizar o transporte de uma bagagem de mão gratuitamente, desde que o passageiro respeite as dimensões definidas pela companhia.

Além da bagagem de mão, o cliente pode levar um objeto pessoal (bolsa ou mochila), desde que respeitadas as medidas máximas. Aqui, vale destacar que as dimensões mudam de uma companhia aérea para outra, por isso, é imprescindível consultar as medidas definidas por cada empresa aérea.

De forma geral, o peso limite da bagagem de mão é de 10 kg e a mala de mão não pode ter dimensões superiores a 55 cm x 35 cm x 25 cm. As medidas da bagagem despachada são maiores, em média 50 cm x 80 cm x 28 cm, e o peso limite é de até 23 kg. Quem quer levar malas com um peso acima dos limites precisa pagar taxas adicionais.

Mas, afinal, o que pode levar na bagagem de mão? É possível levar roupas, acessórios, itens de higiene pessoal, notebook, alimentos, água, álcool gel e itens de uso pessoal de uma forma geral. Em caso de dúvida sobre o transporte de algum objeto diferente, consulte a companhia aérea.

Alguns itens são proibidos na bagagem de mão, como artigos perigosos, artigos que produzem calor, ferramentas, inflamáveis, armas de fogo, substâncias químicas e objetos cortantes. Lembre-se de consultar a companhia antes de transportar objetos que possam trazer algum risco para as pessoas.


O que pode levar na bagagem despachada?


Muitas coisas que não podem ser levadas na bagagem de mão podem ser despachadas. De forma geral, a orientação é que o passageiro pode despachar qualquer objeto, desde que não seja de alto valor ou esteja na lista de objetos que não podem ser transportados em aviões. Por isso, confira a seguir o que não pode ser transportado em bagagem despachada:

  • baterias e pilhas de íon e lítio;
  • joias;
  • eletrônicos;
  • medicamentos;
  • produtos inflamáveis;
  • cigarros eletrônicos;
  • dispositivos de incapacitação;
  • armas;
  • materiais biológicos;
  • materiais químicos. 

Lembrando sempre que, caso haja qualquer dúvida envolvendo um objeto em específico e as restrições quanto ao seu transporte como bagagem no avião, é recomendado consultar a companhia aérea antecipadamente. Assim você evita atrasos no aeroporto.

Imagem de uma pessoa segurando a alça de uma mala de rodinhas em um aeroporto.

Como saber quais são as regras da companhia aérea?

Existem normas gerais estabelecidas pela ANAC que precisam ser seguidas por todas as companhias aéreas, além de algumas normas específicas, criadas a partir das particularidades de cada empresa.

Para consultar as regras da companhia aérea responsável pelo seu bilhete, é recomendado acessar o site dela. Geralmente, todas as informações estão disponíveis para consulta. Caso fique com alguma dúvida, vale a pena entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente.

Vale lembrar que as regras de transporte são diferentes em voos nacionais e voos internacionais. Portanto, o destino da viagem é outro aspecto que precisa ser considerado antes de fazer a sua mala.

Quais são os cuidados que devem ser tomados ao fazer a mala?

Além de conferir as regras de transporte de objetos, antes de sair de casa, não esqueça de conferir se as dimensões e o peso da bagagem estão dentro dos limites definidos pela companhia. Lembre-se que as regras de bagagem devem ser seguidas e, caso você não esteja de acordo, pode se atrasar para o embarque e até mesmo perder o voo.

Faça uma lista com tudo o que você precisa levar e organize a mala com antecedência. Separe todos os objetos antes de colocá-los na mala, assim fica mais fácil visualizar se pegou tudo e organizar melhor o uso do espaço.

Você gostou de conhecer mais sobre as regras de bagagem? Então que tal começar a programar suas próximas férias? Venha para a Costa do Sauípe, confira os pacotes promocionais que preparamos especialmente para você!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Sauípe Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

O Sauípe Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 10 ou mais apartamentos.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central - Salvador

Para RJ, RS, PR, MG e NE

Belo Horizonte

Campinas

Goiânia

Pernambuco

Ribeirão Preto

Rio Quente

Rio de Janeiro

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Uberaba

Uberlândia