Vista aérea da orla da Praia de Baixio com pessoas, quiosques e caiaques parados na areia

Entre o leque diverso de belezas naturais da Bahia, há lugares que parecem ter sido moldados com um toque especial da mãe natureza, e se você acompanha a gente por aqui, sabe bem que adoramos te levar pra conhecer sempre mais sobre a Bahia de verdade!

E já que estamos falando de lugares encantadores, Baixio é um deles! Um distrito que se destaca pelas águas cristalinas e a natureza viva. É um daqueles lugares que conquistam seu coração desde o primeiro olhar. Aninhado no Litoral Norte baiano, Baixio desperta a curiosidade de viajantes que buscam experiências únicas.

Pode ter certeza que cada canto deste distrito reserva uma surpresa. E você está prestes a embarcar em uma jornada para conhecer os encantos de Baixio!

Conheça a história única de Baixio

Baixio guarda em suas raízes uma história marcada por tempos ancestrais e lendas que ecoam pelos rios e cachoeiras desse pedacinho do nordeste brasileiro. Por isso, antes de se perder nas águas cristalinas, vamos desvendar um pouco mais sobre a história que moldou o local. As margens de Baixio se estendem desde a foz do rio Subaúma, na divisa com Entre Rios, até a margem direita da foz do rio Inhambupe, na divisa com Conde, criando um litoral de 16 km.

A natureza realmente caprichou por lá, proporcionando praias e lagoas como as deslumbrantes Azul, Verde, Mamucabo e de Panelas. Ah, e não podemos esquecer da Praia da Barra do rio Inhambupe, perfeita para banhos e pescaria. E o espetáculo natural é ampliado pelas quedas d'água! Já se prepare para a Cachoeira do Rio Grande, esculpida pelas curvas da Fazenda Corte Grande, e a Cachoeira dos Índios, com águas geladinhas e paisagens impressionantes.

Explorando o turismo cultural, na Vila de Palame, a Igreja de Nossa Senhora de Santana é uma construção que remonta ao século XVIII. Um marco religioso de uma era passada, erguida pelos Padres Jesuítas e que detém um acervo sacro e grande importância para o Litoral Norte da Bahia.

A igreja viu o tempo passar e, ao longo dos séculos, parte dela foi danificada. Hoje, restam apenas vestígios da construção original, preservando o altar e imagens sacras, como as de S. Joaquim, Senhora SantAna, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora da Conceição e o Senhor Morto, a mais antiga do Estado da Bahia.

Inclusive, no dia 26 de julho, Baixio comemora a festa de Senhora SantAna, padroeira de Palame. Se puder, participe!

Baixio: onde fica este lugar especial

Esse lugar incrível está situado no distrito de Esplanada, um ponto de destaque no estado da Bahia, a apenas 164 km de Salvador, via Linha Verde.

Ah, e para sua alegria, está a uma curta distância de apenas 30 minutos da Praia do Forte, então dá pra planejar uma esticadinha na viagem e aproveitar dois destinos inesquecíveis de uma vez só. O que acha?

Este cantinho baiano está em uma área de proteção ambiental chamada APA Litoral Norte, sendo lar de uma das maiores reservas de restingas preservadas em todo o Brasil. E não para por aí! Baixio está na famosa Costa dos Coqueiros, uma região incrível que conta com distritos vizinhos igualmente encantadores, como Subaúma, Imbassaí e Porto do Sauípe.

Agora que você já sabe onde encontrar essa joia da natureza, planeje uma visita!

Descubra como chegar em Baixio

Ah, a ansiedade de planejar uma viagem para um lugar como Baixio, não é mesmo? A boa notícia é que chegar até lá é mais fácil do que se imagina!

A primeira opção, e talvez a mais rápida, é seguir pela BA-099 partindo de Salvador. Essa rota é estimada em aproximadamente 2 horas e 11 minutos. Agora, se você está buscando uma experiência diferente, também é viável seguir pela BR-324 partindo de Salvador, e depois entrar na BA-099. Embora seja um pouco mais longa, essa rota conta com algumas surpresas pelo caminho, como vilarejos charmosos e paisagens que vão encher seus olhos.

Para seguir qualquer um dos caminhos, você pode ir com o seu próprio carro, ou agendar transfer com as agências de Salvador.

Saiba tudo sobre o clima de Baixio

Para curtir ao máximo tudo o que Baixio tem a oferecer, entender o seu clima é fundamental.

Por lá, o clima é marcado como semiárido. Ou seja, o sol brilha durante o ano inteiro e o calor é constante. Portanto, as árvores não crescem facilmente devido à escassez de chuvas, mas, mesmo assim, a região esbanja beleza com suas gramíneas e arbustos. Ao longo do ano, a temperatura média varia entre 30°C e 34°C durante o dia, já à noite, as temperaturas costumam cair para uma média entre 19°C e 23°C, aquele clima agradável para relaxar depois de um longo dia de sol.

Ah, é bom ressaltar que o mês mais quente por lá é outubro, com temperaturas que podem chegar aos 34°C, enquanto março é conhecido pelo clima mais ameno, com médias em torno de 30°C.

Então já sabe, né? Quando estiver arrumando a sua mala, não esqueça do protetor solar e roupas bem levinhas!

Em dúvida sobre o que fazer em Baixio? Confira estes pontos turísticos sensacionais

Parte de um chalé de madeira e palha com o mar de Baixio em segundo plano

Com águas cristalinas e muita natureza, este distrito baiano tem um leque de experiências incríveis à sua espera! Você vai mergulhar em águas tranquilas, desbravar trilhas e descobrir locais muito bacanas que vão transformar sua viagem em uma aventura incrível.

Para te ajudar, vamos te guiar por uma lista de pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer em Baixio!

Vamos lá?

Praia de Baixio

Localizada na Costa dos Coqueiros, essa praia se estende por quilômetros de areias douradas e águas cristalinas. Para chegar até lá partindo do centro da cidade, você vai seguir pela Linha Verde, Estrada do Coco, até o km 121.

Ao chegar, você será muito bem recebido: águas tranquilas e uma extensa faixa de areia. E além disso, ela conta com barracas ao longo da praia que oferecem petiscos deliciosos e bebidas para matar a sede em um dia quente.

Mirante Dedo de Deus

O Mirante Dedo de Deus é perfeito para os apaixonados por vistas panorâmicas. Localizado próximo ao Mamucado, ele oferece uma das vistas mais espetaculares da Orla do povoado de Baixio. Para chegar até ele partindo do centro da cidade, você vai seguir pela rota que leva à Orla do povoado, próxima ao Mamucado.

E é claro, mal precisamos ressaltar que é um lugar perfeito para tirar fotos incríveis! O contraste entre o azul do mar e o verde da vegetação cria um cenário inesquecível.

Ah, o local também é uma ótima opção para curtir o pôr do sol. Você precisa conhecer!

Lagoa Verde

Localizada a aproximadamente 18 km do centro, a Lagoa Verde é um lugar onde a natureza se desdobra em toda a sua beleza. Você vai ver de pertinho a vegetação de Mata Atlântica, com bosques que guardam nascentes de rios e uma paisagem impressionante.

E olha, o tamanho dela é incrível! É equivalente a quatro campos de futebol, então é perfeita para diversas atividades aquáticas, como remo e canoagem.

É um passeio que vale muito a pena!

Lagoa da Panela

Lagoa da Panela em Baixio

A Lagoa da Panela é um daqueles lugares que prometem tornar o seu dia simplesmente incrível! Saiba que a lagoa oferece um espelho d'água de aproximadamente 60 mil m², basicamente convidando você a um mergulho.

Por lá, a diversão é garantida! Além de relaxar com um banho, você também pode embarcar em caiaques ou stand up paddles para um toque de adrenalina. E se quiser um passeio mais tranquilo, os pedalinhos são a opção perfeita para deslizar pelas águas.

Ah, e detalhe: a Lagoa da Panela fica no mesmo lugar que a Lagoa Verde. Dois passeios em um!

Lagoa Azul

Localizada entre outras duas lagoas incríveis, a Lagoa Azul é um destaque de Baixio. A proximidade, a apenas uma hora da famosa Praia do Forte, a torna um destino imperdível!

Ela é conhecida por suas águas mornas e cristalinas, então saiba que passar uma manhã inteira por lá é, além de um passeio, uma experiência para quem quer aproveitar Baixio em toda a sua essência.

E por que o nome "Azul"? Basta mergulhar para entender: suas águas refletem uma tonalidade que se mistura com o azul do céu.

Que tal aproveitar Baixio e ainda curtir alguns dias no Costa do Sauípe?

Vista aérea da orla da praia em Costa do Sauípe com o complexo de hoteis na beira

Agora que você já conhece um pouco mais da Costa dos Coqueiros, já dá pra começar a pensar em estender o passeio e conhecer um resort all inclusive de tirar o fôlego!

Baixio fica pertinho de Costa do Sauípe, um complexo de hotéis que vai oferecer uma experiência cheia de baianidade! É almoço, jantar, café da manhã, lanchinho da tarde e vários drinks para você curtir a sua estadia em um cantinho muito especial da Bahia! Sem falar dos shows e eventos que acontecem por lá, como o famoso e encantador Ziriguidum, o Carnaval do Costa do Sauípe!

Pode vir, estaremos esperando você de portas abertas!

PREMIUM SOL ganha Travellers’ Choice 2020 na categoria melhores hotéis para famílias no Brasil.

O Tripadvisor oferece o prêmio Travellers’ Choice a acomodações, atrações e restaurantes que sempre recebem ótimas avaliações e estão entre 10% dos melhores estabelecimentos no Tripadvisor.

Saiba mais
Premio Loved by guests

Costa do Sauípe na Loved By Guest 2021

A Hotéis.com certificou o Grand Premium Brisa na categoria "Amados pelos hóspedes" baseado nas avaliações que recebemos dos nossos clientes.

coco verde tambor

O Grand Premium Brisa foi premiado no portal MELHORES DESTINOS como um dos dez melhores resorts do Brasil, segundo a opinião de mais de 25 mil leitores.

E tem mais! Também fomos selecionados pelos editores do site como um dos 15 melhores resorts all inclusive do país! Saiba mais

Fale Conosco

Queremos proporcionar a você experiências únicas, com alegria e prazer. Para isso, sua opinião é muito importante. Estamos prontos para te atender. Use o formulário abaixo para nos enviar suas dúvidas, críticas, informações e elogios.

Os dados pessoais serão utilizados para esclarecimentos sobre suas dúvidas, críticas, informações e elogios. Para maiores informações acesse nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Envie o atestado médico

Para Grupos

Excursões e viagens em grupo são sinônimos de diversão e muitos benefícios para vocês. Junte a família toda e os amigos. Programe já as suas próximas férias! Descubram novas experiências de férias e vivam momentos inesquecíveis.
Área destinada a reservas de 15 ou mais apartamentos.

Grupos Lazer

Atendimento às agências

Os dados pessoais serão utilizados para realização de reserva para grupos. Para maiores informações confira a nossa política de privacidade. Ao utilizar este formulário você declara que leu, compreendeu e concorda com a nossa Política.

Quer falar com a gente?

É só nos chamar no WhatsApp ou nos ligar! :)

Central de reservas

Capitais

Demais localidades

Eventos