Os doces típicos da Bahia são uma delícia! Famosos pelo seu sabor e aroma irresistível, eles acabaram conquistando o coração do Brasil! Essas guloseimas, assim como toda a culinária local tem muitas influências indígenas, europeias e africanas.
Eles trazem um pouco da cultura do estado por meio do paladar. Pensando nisso, preparamos uma lista com 5 doces da Bahia para você degustar na sua viagem para a Costa do Sauípe. Confira!
1.Mungunzá
Conhecido em outras áreas do país como canjica ou canjicão, o Mungunzá é um dos doces típicos da Bahia. De origem africana, seu nome remete às suas origens, que significa milho cozido, no idioma angolano.
Além de ser um doce típico da Bahia saboroso, o mungunzá é de fácil preparo, sendo composto por milho, açúcar, manteiga, leite e canela. Seu sabor levemente adocicado encantou os quatro cantos do país e a sobremesa se tornou um também um dos pratos típicos da Festa Junina.
2. Quindim de iaiá
De origem portuguesa, o quindim de iaiá é uma sobremesa típica da Bahia que conquistou o paladar dos brasileiros. A receita dessa iguaria à base de ovos foi trazida ao Brasil na época colonial e, com o tempo, passou por algumas adaptações até chegar ao doce que temos hoje.
A receita europeia usava amêndoas, em vez de coco, dando à guloseima um sabor mais amendoado e menos doce. Porém, na falta desse ingrediente em terras brasileiras, foi adicionado coco ralado à receita. O resultado foi um dos doces baianos mais apreciados do estado.
3. Arroz-doce
O arroz-doce tem sua origem em terras asiáticas, sendo preparado apenas com açúcar e leite. A iguaria chegou ao Brasil com os portugueses e, durante o tempo, assim como o quindim, acabou passando por algumas adaptações. Por aqui, a preferência foi substituir o leite e o açúcar por leite condensado e canela.
Essa deliciosa adaptação transformou a guloseima em um dos doces típicos da Bahia, tornando-se o carro-chefe da Festa Junina nos quatro cantos do país. O arroz-doce é feito com arroz cozido no leite, açúcar, leite condensado e canela.
4. Baba de moça
Outra herança portuguesa é a baba de moça, uma sobremesa simples e deliciosa preparada com gema de ovos, leite de coco e leite condensado. Essa é uma das receitas de doces típicos da Bahia deliciosos e simples de se fazer.
Há muitas controvérsias sobre a origem do nome baba de moça. A principal delas é de que a guloseima não possuía um nome aqui, nas terras brasileiras, e foi apelidada por essa expressão devido à preferência da princesa Isabel pela iguaria, simbolizando o jeito doce e meigo da princesa.
5. Cocada
A cocada faz parte dos doces típicos da Bahia. Docinha e crocante, acredita-se que ela tenha chegado às terras brasileiras por meio de pessoas escravizadas, que vinham de sua terra natal com a sobremesa. Com o passar dos anos, a cocada conquistou o paladar de portugueses e brasileiros, tornando-se uma sobremesa tradicional baiana.
Hoje, é possível encontrar, além da versão tradicional, feita com leite condensado, açúcar e coco ralado, outras receitas com maracujá, chocolate, morango e muitas outras.
Prove os sabores da Bahia na Costa do Sauípe!
A
Costa do Sauípe é o lugar perfeito para provar o que a Bahia tem de melhor! Localizado no litoral norte baiano, esse complexo de hotéis possui as melhores praias e piscinas da região. Além de contar com um delicioso roteiro gastronômico regional.
Por lá, você poderá conhecer mais sobre a
cultura da Bahia e seus sabores em várias atividades artísticas, culturais e gastronômicas. Por isso, durante sua visita ao resort, não deixei de visitar a Quermesse da Vila, um espaço com muita diversão e um cardápio variado de doces típicos da Bahia!
Confira nossos
pacotes promocionais e aproveite para desfrutar de momentos inesquecíveis nesse paraíso de belezas naturais. Aqui, você curte o melhor do all-inclusive à beira-mar.